Memória da Propaganda: O 1º Anúncio de Washington Olivetto

VOX NEWS - 22/10/2007

Em 1971 Washington Olivetto criou os seus três primeiros anúncios e os três primeiros a gente nunca esquece. Washington, com certeza, não. O primeiríssimo, postado neste espaço e reproduzido do livro de Fernando Morais “Na Toca dos Leões”, não ganhou nenhum diploma, mas lhe assegurou o seu primeiro emprego; já o segundo representou a sua primeira premiação num concurso de publicidade, diploma de honra no Prêmio Colunistas.
O anúncio aqui reproduzido (ver ao lado) foi veiculado apenas uma vez, na revista Etapas, de circulação restrita aos sócios do clube paulista Sírio Libanes; segundo Morais com “um involuntário merchandising” do uísque Haig. Involuntário? Merchandising? Em todo caso Olivetto ganhou o emprego na Harding Gimenez, pequena agência do Gimenez, um ex-diretor da Proeme do Enio Mainardi. E foi nessa agência, numa parceria com o Harding Gimenez, o Juvenal Azevedo e o Ângelo Scavuzzo, que criou um anúncio da Tigre, ilustrado com uma privada de tubulação exposta e o título: “A Tigre está mudando as estruturas”.
Conquistou um diploma de honra (o equivalente a finalista) na categoria Melhor Campanha Industrial. Na HGP, sigla da agência, Washington ficou apenas quatro meses para ingressar em seguida na Lince, onde criava o seu, digamos, “terceiro anúncio”, desta vez um comercial para a Deca com a imagem de um pingão caindo da torneira e depois sendo chupado para dentro, com a locução em off explicando o mecanismo de vedação: "a partir de agora se a sua torneira Deca vazar é porque você se esqueceu de fechar”.
Olivetto não há de esquecer nunca esse ano de 1971 em que estreou na publicidade: o seu primeiro emprego, o seu primeiro diploma no Prêmio Colunistas e o seu primeiro filme marcante, o do "pingão", Leão de Bronze no Festival de Cannes, já no ano seguinte.

Post de Nelson Varón Cadena, autor do livro "Brasil. 100 anos de Propaganda". Atualmente escreve "Do mascate ao PDV-Uma História do Marketing Promocional no Brasil". É criador do blog Almanaque da Comunicação.

Powered By Blogger