Onde está a vantagem competitiva em fazer negócios via Internet?

A maior e mais óbvia vantagem da Internet é a habilidade de conectar pessoas e negócios. E nessa conexão encontram-se mil vantagens. Mas é apenas de conectividade que precisamos para conseguirmos sucessos nos negócios? Há limites nas vantagens de conectividade? Existem certamente alguns limites nas vantagens de se fazer negócios via Internet.
Para compreender isto, considere o telefone - o instrumento original da conexão eletrônica. Quando jovem, cresci em um rancho numa pequena cidade do Texas. Eu me lembro quando adquirimos o nosso primeiro telefone. Era uma caixa de madeira com um microfone fixo, o fone de ouvido ficava conectado à caixa por um fio. Nós tínhamos que girar uma manivela para fazê-lo funcionar (eu nunca entendi a razão da manivela). Quando o telefone chegou foi uma grande novidade. Se nós quiséssemos falar com um vizinho, não precisávamos mais pegar o caminhão ou selar o cavalo e ir até o próximo rancho. Nós apenas pegávamos o telefone, chamávamos a telefonista e dizíamos o número que queríamos. Eu lembro que nós tínhamos uma sensação diferente ao podermos nos comunicar através de um aparelho.
Quando o telefone chegou foi uma grande novidade. Era "moderno" e representava um avanço na vida tradicional que levávamos no rancho. Mas rapidamente essa novidade passou e nós começamos a nos concentrar nas mensagens que podíamos passar por telefone, e não no próprio telefone. O mesmo fenômeno ocorre hoje com a Internet. Há uma grande fascinação pela Internet - como ela funciona, o que ela pode fazer, como pode ser instalada, a velocidade e assim por diante. Mas é previsível que logo este tipo de curiosidade que envolve a Internet acabe e a atenção não esteja mais voltada a ela, e sim às mensagens que são transmitidas por ela.
Em relação às vantagens competitivas, o valor real da Internet para os negócios não está na conectividade, mas no uso inteligente das conexões. O que aconteceu com o telefone é o mesmo que ocorre hoje com a Internet. Com isso você pode dizer: "ok, quando poderemos começar a enviar mensagens inteligentes pela Internet?" A resposta está no uso criterioso da informação. É a base de dados corporativa que contém a informação necessária para transformar a empresa, de uma usuária das conexões possíveis via Internet, em uma empresa que faz o uso das conexões possíveis para trocas inteligentes de informações, adequadas para obter vantagens competitivas de negócio. Transformar os dados corporativos – alguns já existentes e outros que precisam ser coletados e integrados – em mensagens adequadas para o mercado é o elemento chave para a inteligência competitiva, é "o toque de Midas" que transforma palha em ouro.
Em outras palavras, usando a informação corretamente, você pode enviar mensagens interessantes e inteligentes pela Internet, mensagens de impacto real. Sem uma mensagem corporativa inteligente, os seus anúncios terão o mesmo impacto que um sorriso visto em um selo. Eles não terão efeito para o seu negócio.
Que tipo de vantagem competitiva pode se conseguir prestando atenção aos dados que uma corporação possui? De fato, há um potencial quase ilimitado ao uso inteligente dos dados em um contexto dos negócios. Algumas das várias formas de uso inteligente dos dados para se conseguir negócios vantajosos incluem:
- Gerenciamento da Base de Clientes: como você mantém a base de clientes que você já tem? Como você aumenta sua participação no mercado? Como você evita que seu cliente passe a fazer negócios com seu concorrente?
- Elasticidade do preço: que produtos você vende a preços variados? Uma vez que você conhece a variação dos preços do que vende, você pode cobrar inteligentemente. Mas se você não conhecer a variação de preços do seu mercado, você está jogando dinheiro fora quando faz uma promoção.
- Gerenciamento da preferência: como você varia o preço de um item de acordo com a demanda de mercado? Você já pensou como as companhias aéreas variam de preços de suas passagens, baseadas nas reservas de vôos? Se as companhias aéreas podem fazer isso, por que você não?
- Atratividade dos Produtos: que produtos estão expostos na Internet? Quais deles estão sendo selecionados ou não para compra? Que produtos estão sendo visualizados, selecionados e comprados? E quais não têm visualização?
- Limites de crédito: como se sabe qual é o limite de crédito de um cliente? Como se avalia o tamanho do risco? Se o dinheiro for emprestado de forma inteligente, isso será melhor para sua empresa.
- Controle de qualidade: quando ocorrem períodos com produtos de baixa qualidade? Que fatores contribuem para uma boa ou para uma má qualidade? Dentre os diversos fornecedores, quem produz com mais qualidade? O que se pode fazer para maximizar a qualidade? Qual é o custo para melhorar a qualidade? Qual é o custo de não melhorar a qualidade?
- Lucratividade com o cliente: como se sabe quais são os clientes lucrativos? Quando um cliente deixa de ser um cliente lucrativo? Pode-se olhar para um cliente hoje e dizer se futuramente ele se tornará um cliente lucrativo? Como atrair clientes lucrativos?
Há várias maneiras de se conseguir negócios vantajosos e utilizar bem os dados. A quantidade de dinheiro que estamos discutindo aqui é muito, muito significativa. Uma vez que a inteligência é criada para gerar negócios vantajosos, a Internet torna-se um excelente meio para distribuir as ferramentas para realizar estes negócios. A pequena lista descrita aqui relata apenas o conjunto mais conhecido de possibilidades de vantagens nos negócios que podem ser obtidas a partir dos dados corporativos. Assim, nota-se que a conectividade isoladamente não é o bastante para se conseguir vantagens nos negócios. É a união da conectividade com os dados que gera uma vantagem muito significativa para os negócios. Podemos dizer isto de uma maneira mais simples:
Conectividade + Dados = Vantagem nos negócios
Mas isso não se dá com qualquer tipo de dado. Os dados precisam ter características vitais, para serem aproveitados em sistemas sofisticados que tiram vantagem deles. Algumas dessas características vitais tornam os dados adequados para sistemas que gerarão vantagens competitivas de negócio e podem operar via Internet. São elas: Integração, Histórico e Detalhes.
por Bill Inmom

A Vida (por Henfil)

Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga. Aí sim, a vida de verdade começaria.
Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo; e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade; até que você volte para a faculdade; até que você perca 5 quilos; até que você ganhe 5 quilos; até que você tenha tido filhos; até que seus filhos tenham saído de casa; até que você se case; até que você se divorcie; até sexta à noite; até segunda de manhã; até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova; até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos; até o próximo verão, outono, inverno; até que você esteja aposentado; até que a sua música toque; até que você tenha terminado seu drink; até que você esteja sóbrio de novo; até que você morra... E decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO! Lembre-se: "Felicidade é uma viagem, não um destino."

REINAUGURAÇÃO DO BOM E VELHO (AGORA NOVINHO EM FOLHA!) BAR POPEYE, NOSSO REDUTO BOÊMIO EM IPANEMA, DIA 31/10! MACACOS ME MORDAM!!!

Amigos cariocas

Amigos cariocas, não costumo escrever sobre política, mas diante da disputa tão "apertada" que tivemos nas urnas (diferença de apenas 1,66% dos votos válidos prol Eduardo Paes), acho a reflexão válida... Foi bem legal... Não deu pro Gabeira, mas vá lá. Vocês que são tão cariocas quanto eu, de coração, vão dividir comigo essa história...
Fazia tempo que a gente não tinha tesão em votar, é ou não é!? A gente estava exausto e descrente: muitos anos de Brizola, outros tantos do casal Garotinho, mais César Maia, num engodo eterno! Começou a campanha: todo mundo só falava: "tem que votar em alguém pra tirar o Crivella. O Paes tá se dando bem nessa..." Devagar, Gabeira veio, uma excelente opção, aquele que a gente se acostumou a ver defendendo nossa dignidade, aquele que tem a nossa cara, aquele que nos dá confiança no futuro!
O Rio andou diferente... Rolou na Internet uma coisa de "onda verde"! Resultado: o que se via nas ruas, eram milhares de pessoas (mães, pais, crianças de carrinho, vovós, vovôs) vestindo verde, acreditando... Há muito tempo eu e minha mãe não sentíamos isso: esperança, confiança, entusiasmo, tesão!!! Ainda assim acredito. Com uma diferença de alguns mil votos dentro do universo do RJ (com um colégio eleitoral de 4,5 milhões de eleitores), o resultado não foi o esperado por nós, mas foi bastante significativo vermos o Rio renovado e com um espírito de esperança (de cor verde, olha aí como são as coisas!?) pro futuro.
2010 vem aí, quem sabe não "emplacamos" um governador digno do nosso Gabeira!? Lembrei que amo a minha cidade, e que vejo um amanhã que a melhore.
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