Jornalismo digital tem vez no prêmio Pulitzer
Segunda-feira, 26 de dezembro de 2005 - 09h02
A edição 2006 do mais cobiçado prêmio da imprensa norte-americana abre as portas para reportagens (texto e imagens) publicadas em blogs e portais da internet.
São Paulo - O conselho de administração do Pulitzer reconheceu finalmente a importância do jornalismo online. Agora, conteúdos digitalizados da imprensa escrita também podem concorrer ao prêmio.
Pelo regulamento, os candidatos à categoria "Pulitzer Internet" podem inscrever apenas material com texto e imagens, publicados em blogs ou portais. Não serão aceitos vídeos e áudios. O prazo para as inscrições se encerra em 1 de fevereiro. Os vencedores da edição 2006 serão anunciados dia 17 de Abril.
O mais cobiçado galardão do jornalismo norte-americano, atribuído anualmente pela Universidade de Columbia, foi criado em 1917, seis anos após a morte de Joseph Pulitzer, imigrante húngaro que mudou a face do jornalismo norte-americano, criando os jornais "St. Louis Dispatch" (ainda em atividade) e o "New York World" (atualmente conhecido como "New York World-Telegram").
Pulitzer foi um feroz defensor do ensino do jornalismo no meio acadêmico. Em seu testamento, ele expressou a vontade de instituir um prêmio que estimulasse o jornalismo e as artes.
João Magalhães

Nenhum comentário:

Powered By Blogger