ANTES (UM TEXTO) SÓ, DO QUE MAL ACOMPANHADO



Como podemos diferir um bom texto das demais redações do tipo “papagaio-de-pirata” – aquelas que fazem de tudo para aparecer, prendendo a atenção do leitor? Mais do que exercer esse sentimento de “prender o leitor”, um bom texto é aquele que consegue captar toda a essência da mensagem que se pretende transmitir e repassá-la ao papel, com uma boa coesão lexical, correta gramática e ortografia.

Na redação publicitária, por exemplo, dizemos que conseguimos produzir um bom texto, quando não necessitamos de explicação alguma para que a mensagem consiga ser transmitida ao receptor-consumidor. Do mesmo modo, ao escrevermos um bom texto jornalístico, ou alguma matéria, temos por objetivo transformar a história contada, em fatos bem descritos e apurados, que possam levar à correta compreensão dos personagens e acontecimentos. Ainda nessa linha, ao escrevermos uma suave poesia, ou uma agradável prosa, temos que ter em mente que buscamos não apenas prender a atenção do leitor-consumidor, como também temos que saber levá-los ao universo que queremos retratar e conseguirmos expressar, com nossos versos e rimas, toda a emoção e sentimento que empreendemos no momento em que aquele texto foi produzido.

Mais do que incluirmos figuras de linguagem, personagens ou reticências, temos que aguçar a mente criativa de quem queremos atingir com nossos textos. Não basta ler, é precisar processar a informação e absorvê-la para os próprios padrões de conhecimento de cada um. Se você souber apenas “atingir” aos mais intelectuais, passe a escrever de uma maneira mais acessível. Do mesmo modo, se o seu texto só consegue falar a não menos exigente – porém mais simples – língua do povão, exercite seu lado reflexivo, a língua portuguesa e a sua redação só tem a ganhar com isso.

Mas afinal, do que se trata esse texto – ainda mais com um título desses? Aonde quero chegar? Quero chegar em você, oras, quero transmitir minha mensagem, para que na próxima vez em que você for produzir um texto, mais do que estar preocupado em manter a atenção do seu leitor, seja “enchendo linguiça”, seja retocando a mensagem com floreios e rebuscamentos, você esteja centrado no seu tema e no objetivo maior do seu texto: o leitor.
JPAnzanello.

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