A BELEZA DE UM BOM DESARME


Em tempos mais do que especiais dos quase mil gols do baixinho Romário, resolvi falar do anti-gol, do momento quase nunca valorizado em uma partida de futebol, do lance talvez mais odiado de um jogo, do momento de maior anti-clímax de um fulminante ataque: o desarme.

Mais do que pregar o anti-jogo, a retranca ou o defensivismo, gostaria de alertar, como também amante do bom futebol, que grandes jogadas, gols e títulos, se originaram de memoráveis e astutos desarmes. Nem sempre o desarme é contra o espetáculo. O bom desarme, aquele que eficazmente permite ao jogador adversário frear o ataque e retomar a posse de bola, se bem feito, em uma jogada limpa e leal, pode se tornar uma arma tão letal quanto um cruzamento bem executado, ou um lançamento preciso.

A presença de um jogador deste nível em sua equipe, capaz de roubar a posse de bola do oponente, sem parar o jogo, é de suma importância, tanto para armar taticamente as jogadas de ataque, quanto para mapear o posicionamento dos jogadores de defesa do time adversário. Ao efetuar um desarme, ainda que para isso a criatividade de uma jogada seja eliminada naquele instante, pode propiciar um momento único de clarividência na partida: o contra-ataque. Naquele momento, o time adversário, saindo para buscar o gol, tem grandes chances de ser surpreendido na recomposição da sua defesa, expondo seus pontos frágeis no esquema tático armado.

Um jogador que executa bem os desarmes, mais do que um destruidor, é um elemento-chave para conquistar a posse de bola, permanecendo com esta o maior tempo possível e possibilitrando novas jogadas de ataque. A presença do desarme no jogo, pode não ser um doce momento com o qual a torcida espera vivenciar, porém, se bem realizado, com a classe e elegância de um Falcão, um Carpeggiani, ou de um mestre como Didi, tem tanto charme e emoção, quanto uma bola nas redes... De preferência, um gol de canela, porque se for um gol de placa, a comparação não terá vez! Ops, falta!
João Paulo Anzanello - MARÇO 2007

Nenhum comentário:

Powered By Blogger